sábado, novembro 08, 2008

Fuma no Kojiro - Os Guardiões do Universo

“Ele foi forte o suficiente para correr 3 mil quilômetros em um dia.
Seu ótimo ouvido foi capaz de ouvir uma agulha cair a 10 km.
E sua visão perfurante era capaz de ver todos seus inimigos mesmo na noite mais escura em mais de um km.
Vivo como um relâmpago, mas também preserverante como a árvores.
Um homem desconhecido, vagando como o vento, vivendo como o vento...”

Com essas palavras começa os episódios de Fuma no Kojiro.
Grande poeta Kurumada Masami, das asas da fênix, do vôo da pégasus, dos cavaleiros da esperança.

Tá, a gente praticamente associa o nome de Kurumada a cavaleiros do zodíaco, sua série de maior sucesso mundial.


Mas o mangá Fuma no Kojiro veio antes, em 1982!
E mais, ring ni kakero, outro mangá do Kurumada, veio ainda antes, em 1977 e fez mais sucesso que saint seiya por lá(vai entender).
E pasmem, ambos vieram antes de Hokuto no Ken(um clássico do shonen).

Então como os protagonistas são todos iguais fica assim:
Ryuuji->Kojiro->Seiya->Teppei...

Photobucket

Sim, todos esses são idênticos. Ainda acho um mangá dele que não tenha o Seiya.
Até Silent Knight Sho é mais um dos Seiyas(esse de 993).
Photobucket

Ou seja, ao menos o Teppei, de BT’X, você pode xingar de cópia do Seiya a vontade hehe.

Ah já sei um, o Aioria do episódio G não tem a cara do Seiya!

Photobucket

Tá, mas convenhamos, se o Kurumada que desenhasse, grandes chances de que ele teria a cara do Seiya!



No Brasil Fuma no Kojiro foi chamado de Guardiões do Universo(??) e convenientemente lançado em vhs na época do auge de CDZ. Apesar do mangá vir antes, o anime veio anos depois.
O melhor de Fuma no Kojiro é que tem muito sangue, e acho as técnicas tão legais quanto as de CDZ(o byakujin e o shikyouken são muito legais).

A história envolve a disputa entre clãs ninjas. E todo mundo sabe que ninjas lutam com espadas de madeira né(?).

Alunos da academia Seishikan tavam tocando o terror com os da escola Hakuo. Daí Yagyu Ranko(uma espécie de versão feminina do Mu de áries) chama o Kojiro, do clã Fuma pra dar um jeito na situação.
Ele aceita, pois se apaixona de cara pela neta do fundador da academia, a Himeko.O falecido fundador é a cara do Mitsumasa Kido, diga-se de passagem.
Aí descobre-se que o clã Yasha que está apoiando o seishikan, aí começa o quebra pau.

Kojiro derrota Mibu “Shiryu” Kosuke, mas depois tem a coxa perfurada por uma espada de madeira na luta contra Asuka “Ikki” Musashi.Detalhe que o golpe dele, Hiryu Hao ken é quase o cólera do dragão, até o efeito sonoro é o mesmo(só não tem o ponto fraco ridículo eu acho).Mas antes dele matar Kojiro, ele é salvo pelos membros do clã Fuma!

Aí é olho por olho, dente por dente, e Kojiro manda reunir todos os 8 generais do clã Yasha.

Photobucket

Photobucket



Aí que a matança começa mesmo. São 3 fumas contra 8 yashas. E cai um yasha, mas na verdade eram 9. E morre um Yasha, mas morre também um fuma.E aparecem mais 2 fumas. fuma 5x7 yasha. morre um fuma, morre um yasha. Aparece mais um fuma.

Photobucket

fuma 5x6 yasha. Morrem 2 yashas.Aparecem mais 2 fumas. fuma 7 x 4 yasha. É uma virada, uhu! mas os 2 fuma morrem. E morre um yasha.



Antes que mais um fuma morresse, Kojiro(finalmente recuperado da perna) aparece pra salvá-lo. 5 fuma x 3 Yasha. Kojiro agora ta com a fuurin kazan, espada fodônica sagrada. Facilmente mata os 2 generais restantes e só resta enfrentar Asuka Musashi.

Agora é a luta épica, final boss. Kojiro está 10 vezes mais forte com a espada e começa vencendo. Musashi usa o shikyouken em todos os 5. Mas Kojiro consegue se soltar.

Mas aí ele descobre que a espada do Musashi convenientemente também era sagrada, a ougonken(espada de ouro lendária).

Photobucket

Kojiro corta o mar ao meio(depois o Seiya que é Deus) e Musashi fala que não apenas vendeu a alma ao demônio como também vendeu a vida!


Photobucket

Photobucket


E com esse confronto termina a primeira parte, que tem 6 episódios. Foram lançados mais 6 OVAS, com a segunda parte e recentemente mais um sobre o passado dos Fuma.

Eu achei um anime bom. Lembra X 1999, com matança geral. Poderia render muitos episódios, mas acho que o ritmo corrido que nem o do mangá ficou mais legal.

Ano passado estreou o live action de Fuma no Kojiro, 13 episódios no total, mostrando até o fim do clã Yasha. Essa série se voltou muito para a comédia, fora as lutas. As lutas ficaram legais sim, apesar de alguns (d)efeitos bastante precários(não é hollywood, gente).
E pode ser estranho para alguns as perucas coloridas, mas eu achei os personagens bem parecidos - e sexys, segundo opiniões femininas, o Mibu “Shiryu” Kosuke fez maior sucesso entre a mulherada.

Photobucket

Photobucket

Links:

Site italiano que fala várias coisas sobre o mangá
http://scribe.seiya.free.fr/manga/kojiro.htm

Site oficial de Masami Kurumada, com várias imagens de seus trabalhos
http://www.kurumadapro.jp/

Página com os episódios para download, legendados em português
http://www.cowfansub.110mb.com/down_fuuma.html

Episodios do live para baixar(legendados em inglês)

Episode 01 (http://a7m29g2943z6guuu7atf37.usercash.com/)
Episode 02 (http://r7xu4sbyjdbeohsdyc2dax.usercash.com/)
Episode 03 (http://r7dyg971uc0bxbdebhcm4.usercash.com/)
Episode 04 (http://qadbr3e4w3oobe9xd5qc0.usercash.com/)
Episode 05 (http://r7tf5xw2ct4k0i46u4c9.usercash.com/)
Episode 06 (http://a7r1arpcsej01twv30ii6m.usercash.com/)
Episode 07 (http://a7jvvf6hm2m2a2eqz0gqow.usercash.com/)
Episode 08 (http://r7pkqyt8v1i91z5rzxb5.usercash.com/)
Episode 09 (http://r7or0glr67cihqrljzfkqdu.usercash.com/)
Episode 10 (http://r7o6rb81fkmyw0sxj9gf5f2.usercash.com/)
Episode 11 (http://a7iho4yrqdx75zzeixy6w.usercash.com/)
Episode 12 (http://q7qwoj31fja93no47nyorc.usercash.com/)
Episode 13 (http://q7q027cm4im4omt9lpxlw.usercash.com/)

5 comentários:

Jasque disse...

:p

Thyago disse...

porra, ele desenha TUDO IGUAL!!!!
caralho, isso que eu chamo de artista sem imaginação ou sem saber desenvolver características para seus personagens.

Jasque disse...

hehe se voce for ver no site
http://scribe.seiya.free.fr/manga/kojiro.htm

no mangá é ainda mais parecido

se no anime lembra o shiryu, no mangá é o shiryu sem tirar nem por xD

e os animadores são os mesmos de cdz, o Shingo Araki e o outro lá

dizem que se fizessem a saga de hades nos anos 90, seria esse o nível

Ryan disse...

cdz... *_*

Uchiha ? disse...

sempre tive curiosidade sobre as outras obras do kurumada, ta ae, gostei dessa, vou assistir.... me lembrou basilisk